segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mea culpa

Na primeira edição da Revista Qt, no mini artigo "Apresentando o Qt", foi publicada uma informação errada. No artigo eu menciono que as aplicações desenvolvidas utilizando a versão LGPL do Qt deveriam ser distribuídas sob esta mesma licença. Está errado. O leitor Marcelo chamou a minha atenção para o erro.

Em 3 de março de 2009, a Nokia anuncio o lançamento da versão 4.5 do Qt, sob a licença LGPL. A adoção de uma modalidade mais permissiva de licença, apontava a intenção da Nokia em incentivar a utilização da ferramenta pelos desenvolvedores de software.

A licença LGPL aplica-se normalmente a bibliotecas e não à aplicação como um todo, dessa forma, aplicações desenvolvidas com a versão LGPL do Qt podem ser distribuídas sob qualquer modalidade de licença – inclusive proprietária. Os componentes da aplicação que possuem licença LGPL devem permanecer sob esta licença. Assim, as bibliotecas do Qt que você distribuir em sua aplicação estarão sob a licença LGPL, independente da licença do seu aplicativo.

Se alterar o código-fonte de alguma das bibliotecas do Qt, estas alterações deverão ser observada as seguintes condições:


  1. O obra modificada tem de ser, por si só, uma biblioteca de software.
  2. Você tem de fazer com que os arquivos modificados contenham avisos, em destaque, de que você modificou os arquivos e a data de qualquer modificação.
  3. Você tem de fazer com que a obra como um todo seja licenciada, sem nenhum custo, a todos os terceiros, de acordo com esta Licença.
  4. Se um dispositivo, na Biblioteca modificada, se referir a uma função ou a uma tabela de dados a ser fornecida por um programa de aplicação que usa esse dispositivo, outro que não um argumento transmitido quando o dispositivo é invocado, nesse caso, você terá de fazer um esforço de boa-fé para assegurar que, no caso de uma aplicação que não forneça essa função ou tabela, o dispositivo ainda assim opere, e irá realizar qualquer parte de sua finalidade que permanecer significativa.



Quem quiser ler o texto original da licença LGPL pode acessar:
http://www.gnu.org/licenses/lgpl-2.1.html

Uma versão traduzida para português pode ser conferida em:
http://www.neoscopio.com/licenca_GPL_pt.txt

Por mais que eu deseje, não dá pra garantir que não erraremos de novo, mas prometo mais atenção na revisão das próximas edições da Revista Qt.

Um grande abraço
André Luiz de Oliveira Vasconcelos

Um comentário:

  1. Achei que ficou faltando você dizer que existe a versão GPL da api QT. Pode parecer esquisito para algumas pessoas entender... se eu posso usar versão QT LGPL, para que usar a GPL? o que a GPL permite que a LGPL não?

    QT LGPL: É bem permissiva em relação a licença, a aplicação desenvolvida pode ser proprietária(Código fechado) ou Open Source, LGPL, GPL, MPL, etc. Porém a aplicação desenvolvida tem que ser linkada dinamicamente ao QT(obrigatoriamente), ou seja, terá de ser distribuída junto com as DLLs ou .SO(Shared Object), não é permitido linkar estaticamente(.LIB no MSVC, .a no mingw e gcc) o QT LGPL.

    QT GPL: É restritivo em relação a licença, O software desenvolvido nessa versão do QT, tem que usar licença GPL ou compatível com a restrições da GPL(O código fonte tem que estar disponível). Mas é permito linkar o QT estaticamente ao Software em questão. Se o desenvolvedor quer distribuir seu software e todas dependências QT num único arquivo executável, terá usar a versão GPL ou a versão paga.

    ResponderExcluir